E-familynet.com Ticker

segunda-feira, junho 20, 2011

14ª semana




Como você está:
Conforme sua barriga cresce e se torna mais saliente, todos passam a saber que você está grávida - e até você mesma passa a ter mais consciência da gravidez. Seus seios, além de aumentados, agora produzem colostro, um nutriente fluido de coloração amarelada que alimentará seu bebê nos primeiros dias de vida, antes da descida do leite propriamente dito. Se tiver oportunidade, aproveite a disposição dessa fase para fazer umaviagem com seu companheiro.

O que está acontecendo com o bebê: 
O feto começa a fazer movimentos de respiração, de sucção e de deglutição. Os rins estão começando a funcionar e ele está prestes a fazer seus primeiros xixis no líquido amniótico. Ele está completamente formado, mas a cabeça continua sendo muito grande. Braços e pernas estão adquirindo tamanho proporcional ao corpo.

Cordão de vida 
cordão umbilical é a corrente de vida do bebê. Com duas artérias e uma veia, ele vai do umbigo do feto até a superfície interna ou fetal da placenta e faz circular o sangue fetal. Com pouco oxigênio e muitos dejetos, o sangue do bebê circula pelas artérias até a placenta, onde é purificado e recebe oxigênio e alimento. Limpo e bem oxigenado, rico em nutrientes, volta ao feto pela veia umbilical. O cordão é úmido, esbranquiçado, semitransparente, com aspecto de geléia. Na hora do parto, tem em média 55 cm.




Sinais de alerta 
Procure o médico imediatamente na ocorrência de algum desses fatores: - sangramentos vaginais - corrimentos vaginais - dor abdominal dor ou sensação de ardor quando faz xixi - visão embaçada - dores de cabeça constantes - vômitos freqüentes - confusão mental, sensação de alienação ou de que vai desmaiar - calafrios, febre e rachaduras na pele, inchaços repentinos nas mãos, nos pés e no rosto.

segunda-feira, junho 13, 2011

13ª semana

Como você está:

Nesta semana, termina o primeiro trimestre e período mais delicado da gravidez. Você entra agora em uma fase deliciosa, com barriga evidente, sem enjôos e com muito mais disposição do que terá nos últimos meses de gestação. O segundo trimestre é o período em que a grávida fica mais bonita e se sentindo melhor. Vez ou outra pode acontecer de você sentir tonturas e sensações de “quase desmaio”. Isso acontece especialmente quando você se levanta bruscamente. O motivo são as alterações de pressão sangüínea decorrentes do aumentado volume de sangue que circula em seu corpo. Para atenuar o sintoma, movimente-se lentamente, principalmente ao se levantar. No quarto mês da gestação, seu coração trabalhará duas vezes mais que o normal, bombeando 6 litros de sangue por minuto. Para se ter uma idéia, na gravidez, o útero e a pele precisam de duas vezes mais sangue que o usual e os rins, 25% a mais.


O que está acontecendo com o bebê: 

Apesar de medir apenas 13 ou 14 cm (da cabeça aos pés) e pesar menos de 30 g, o bebê está bem formado e com a maioria dos órgãos funcionando. O fígado secreta bílis, o pâncreas, insulina e o bebê está prestes a conseguir fazer xixi no líquido amniótico. As cordas vocais estão desenvolvidas. Quando o cérebro dá um sinal, os músculos já respondem. Os braços dobram nos pulsos e nos cotovelos e os dedos se fecham. Nos minúsculos dedos, estão formadas as impressões digitais que irão acompanhar o bebê por toda a vida. 

Prepare o bolso

Não há dúvida de que criar um filho é o melhor investimento dos pais. Mas faça as contas antes, quando ainda dá tempo de economizar. Em média, um filho aumenta em 20% o orçamento familiar. Gaste com cautela. A primeira dica é: resista às tentações de comprar o enxoval no primeiro trimestre de gravidez. Você ainda nem sabe o sexo dele e provavelmente ganhará muitos presentes. Se for mãe de primeira viagem, não caia no conto do “meu filho merece o melhor”. Você sempre pode encontrar carrinhos, roupas e banheiras lindas em promoção.

quinta-feira, junho 09, 2011

Apresento-lhes o meu amor

Graças a Deus está tudo bem com meu bebê. A média que fez a ultrassom disse que está nota 10. Tudo perfeito, alívio!!! Fiquei bastante emocionada, pois foi a primeira vez que o vi.

A primeira imagem que ela pegou do bebê ele estava de cabeça para baixo e com as pernas para cima. "Ele tá plantando bananeira!". kkkkkkkkkkkkkk, nunca vou esquecer dessa frase.

Nos últimos momentos da ultrassom, o bebê começou a embolar. Muito engraçado e emocionante. Dessa vez o papai foi, deve ter sido por isso que o bebê estava tão agitado. A vovó também estava lá, mas o bebê já está acostumado com a presença dela.


Abaixo, a primeira foto do meu bebê lindo e perfeito!!!

segunda-feira, junho 06, 2011

12ª semana

Como você está:Seu útero começa a ficar mais exposto e aparente, já que deixa a parte interna da bacia para ocupar a parte superior da pelve (alguns centímetros abaixo do umbigo). Se até agora você não comprou roupas de gestantes, é hora de se entregar a elas. É provável também que você comece a experimentar certo inchaço (especialmente nos períodos de calor), já que há um grande aumento de líquido circulando em seu corpo. Para melhorar este aspecto, submeta-se regularmente à drenagem linfática, massagem que ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquido.

O que está acontecendo com o bebê: O feto já se parece com um bebê, mesmo tendo algumas peculiaridades. Sua testa é larga, seu queixo e seu nariz ainda pouco proeminentes. Os olhos estão formados e as pálpebras estão em desenvolvimento. Olhos e orelhas ficam próximos do local definitivo. O bebê já reage a estímulos externos, mudando de posição em resposta a uma eventual pressão feita na barriga da mãe. No ultra-som, é possível observá-lo chupando o dedo. 


Falso ou verdadeiro? Grávida não pode tirar raio X porque prejudica o bebê.
VERDADEIRO: no primeiro trimestre, esse exame pode provocar más-formações no bebê ou até mesmo aborto. No segundo e terceiro trimestres, deve-se evitá-los tanto quanto possível.

O bebê chora e ri no útero.
EM TERMOS: ainda não se chegou a uma conclusão sobre o que significam as expressões faciais do feto.

Pequenos tombos e escorregões raramente apresentam riscos para o bebê. VERDADEIRO: não se pode esquecer que o bebê está muito protegido na bolsa.

É dia de ultra-som Entre a 10ª e a 14ª semana de gestação, é feito um ultra-som que, entre outras coisas, ajuda a estimar a data provável do parto, determina o tamanho do bebê e da placenta e mede a translucência nucal do bebê, um líquido que, em determinadas medidas, indica maior ou menor probabilidade de ele ter síndrome de Down. Independentemente do aspecto funcional do exame, o dia de fazer o ultra-som é sempre aguardado ansiosamente pelas gestantes. Afinal, é quando podem ver o bebê no útero. O exame funciona por meio de ondas sonoras de alta freqüência, inaudíveis para o ser humano. Um sensor passado por cima da barriga (ou dentro da vagina, no início da gravidez) emite ondas de ultra-som que encontram o feto e produzem ecos, transformados em imagens numa tela de TV. As ondas não fazem mal para o bebê. Se realizado depois da 12ª semana, o exame pode ainda permitir que o sexo do bebê seja identificado.



Fonte: Crescer

sexta-feira, junho 03, 2011

2ª consulta ao obstetra

Como eu tive uma consulta de emergência na segunda-feira, ontem foi uma revisão.

As dores melhoraram e o obstetra falou que posso tomar o Paracetamol quando a dor estiver forte porque não há o que fazer, pois o corpo está se organizando para acomodar o bebê. O Pilates vai ajudar com essas dores também.

Falei sobre a vontade de escutar o coração do bebê batendo e ele pediu que eu deitasse na maca. "Vou tentar ouvir, mas é melhor na ultrassom". Passou o gel e começou a "procurar". "Tô ouvindo". Colocou o aparelhinho no meu ouvido e escutei. Foi lindo!!! Minha mãe ficou arrasada porque não conseguiu ouvir e eu feliz da vida porque foi o momento em que senti mãe.

Ele analisou todos os meus exames, me pesou (74 kg), aferiu minha pressão (12/8) e fui elogiada. Tudo correndo bem, todas as taxas normais, pressão normal, batimentos cardíacos do bebê normais. É só manter desse jeito. Continuar se alimentando com muita fruta, verdura e líquidos. Recebi meu Cartão Pré-Natal e ele já preencheu com as primeiras informações (parece besteira, mas até isso me deixa feliz).

O caderninho dessa vez foi com poucas perguntas:

* É verdade que vitamina A faz mal para gravidez?
É, mas depende da quantidade.
* A partir de quando devo tomar anticoncepcional para evitar outro filho?
Depois de 30 dias a gente discute para ver se o anticoncepcional é o método mais indicado. Eu gosto do DIU, mas quando estiver mais perto nós conversamos sobre isso.
* Sensação de cãibra.
É normal.
* Posso tomar banho morno?
Pode.
* Cansaço na perna esquerda, do joelho para baixo.
Normal sentir esse cansaço nos membros inferiores.
* Não posso deitar de bruços não é?
Não.
* Tô muito indisposta.
É normal. A partir da 12ª semana vou te passar as vitaminas e isso melhora.
* A auréola da mama esquerda está bem ressecada. O que fazer?
Por enquanto, só passar hidratante.


quinta-feira, junho 02, 2011

Batidas do coração...

Hoje fui ao obstetra e ouvi pela primeira vez o coraçãozinho do meu amor batendo. Lágrimas rolaram e me mostraram que o amor já faz parte da nossa relação. Como pode um ser tão pequenino ter um coração tão forte????

Deve ser o meu amor por ele que bate em seu coração. Estou muito feliz!!! Graças a Deus que meu bebê está saudável!!!



Meu amor,


Você só é pequenino no tamanho porque insistiu para vir e chegou com todo o meu amor. 
AMOR, palavra que só possui quatro letras, mas que tem um significado infinito.


Eu AMO você!

quarta-feira, junho 01, 2011

GRÁVIDA E GRIPADA

Nooooooooooooooooooossa, nunca pensei que uma gripe fizesse esse estrago. rsrsrsrsrsrsr...


Além do repouso absoluto por três dias por conta das dores (parei ontem de tomar o Paracetamol), estou de cama também por conta da gripe. O pior é que não posso nem tomar um xarope natural.



Mas, tudo por uma ótima causa. Meu bebê está ótimo e amanhã temos consulta com o obstetra.

Ah, semana que vem já começo a atividade física; estou em dúvidas entre pilates, ioga ou hidroginástica. Alguma sugestão????