E-familynet.com Ticker

segunda-feira, setembro 26, 2011

28 semanas

Como você está:
A barriga está grande, você está mais pesada e inchada. Está difícil encontrar posição para deitar e você deve estar com dificuldade para dormir. Sem contar os xixis noturnos e as divagações da mente acerca do que está por vir. Antes de se deitar, faça uma refeição leve e tome um banho morno ou quente. Deite-se do lado esquerdo do seu corpo - assim, você melhora sua circulação, já que evita um excesso de pressão na aorta e na veia cava, que ficam no lado direito do corpo. Experimente também colocar um travesseiro entre os joelhos e outro entre a lateral da barriga e o colchão.


O que está acontecendo com o bebê: 
O espaço para o bebê no útero começa a ficar mais restrito e, tocando a barriga, o médico já é capaz de imaginar a posição em que está. Nas próximas semanas, o bebê tende a procurar posições mais confortáveis. Eles ficam muito bem de cabeça para baixo - posição bastante favorável para o parto normal



Reta final 
A última fase da gravidez leva a marca da ansiedade. O tempo está passando e daqui a 90 dias você estará com seu filho nos braços. É natural que fique apreensiva, que pense mais no parto e na saúde do nenê, sem falar nas novas responsabilidades de mãe. Aprender o máximo que puder sobre o nascimento dos bebês e seu desenvolvimento vai deixá-la mais confiante.


sexta-feira, setembro 23, 2011

27 semanas

Como você está:
Enfim, você está entrando no último trimestre de gestação. Não estranhe se sentir dificuldade em respirar fundo ou fazer uma refeição farta - esses caprichos deverão ficar para depois do parto, já que agora o espaço reservado para seus órgãos está reduzido.

O que está acontecendo com o bebê: O cérebro do bebê está crescendo em ritmo acelerado e suas funções estão ficando mais sofisticadas. As pálpebras e narinas estão abertas e ele está apto a perceber luz, cheiros e gostos.

Informação é a melhor aliadaLeia tudo o que puder sobre trabalho de parto. E faça um curso de gestante, ministrado por hospitais e maternidades. Ali, você terá uma noção próxima de tudo o que vai ocorrer com você e o bebê no grande dia. Também é importante fazer uma visita à maternidade, para conhecer a sala de parto e os quartos.

Aviso aos navegantes
Agora é uma boa época para você preparar as lembrancinhas de maternidade e os cartões de aviso de nascimento. Faça uma lista com nome, telefone e e-mail das pessoas que devem ser informadas quando o bebê chegar. O pai, ou um amigo próximo, avisa os mais chegados. Quem visitá-los na maternidade ou em casa, ganha a lembrança. Elas podem ser compradas em lojas de enxoval de bebê, nos mais variados modelos e preços. Amigos mais distantes podem ser avisados com um cartão enviado pelo correio ou por e-mail.

quarta-feira, setembro 07, 2011

25 semanas

Como você está:
A partir de agora, é provável que você engorde cerca de 500 gramas por semana, somando 2 kg por mês. Será comum sentir indigestão e, mais do que nunca, é aconselhável que você faça refeições leves e fracionadas, evitando alimentos demasiadamente gordurosos. Em relação à disposição física, sua resistência diminuirá por conta do aumento de peso. Continue fazendoexercícios físicos, mas respeite seus novos limites.

O que está acontecendo com o bebê: Pesando cerca de 800 g e medindo 30 cm da cabeça aos pés, o bebê está no final do sexto mês de desenvolvimento. Se nascer nesse momento, já tem chances de sobreviver. Todos os órgãos estão formados, mas alguns, como os pulmões, ainda têm que amadurecer. 

Quem vai cuidar dele?
Se você pretende contratar os serviços de uma babá ou de um berçário, a procura será mais fácil e tranqüila antes de o bebê nascer. Peça a indicação de amigos e até de agências de emprego, mas não esqueça de checar as referências da profissional.