E-familynet.com Ticker

terça-feira, novembro 22, 2011

36ª semanas

Como você está:


Você achou que esse dia nunca chegaria? Mas aí está: você está no nono mês e em poucas semanas seu bebê estará em seus braços. Seupeso deve estar aumentando de 300 a 500g por semana. Nas consultas, o médico deverá examinar seu colo uterino, para verificar se já está se dilatando, anunciando a chegada doparto. Por mais difícil que seja, procure dormir ou pelo menos descansar, para que você esteja bem no dia do parto.

O que está acontecendo com o bebê: 

Nas últimas semanas de gravidez, geralmente em uma das duas que antecedem o parto, o bebê se encaixa na bacia. Se esta é sua segunda gestação, o encaixe pode ocorrer só na hora do parto. Ele está completamente formado e, até o nascimento, permanecerá ganhando peso e crescendo no útero. Gordurinhas se acumulam em seu corpo, formando dobrinhas no pescoço, na cintura e nos braços.

Como tudo vai acontecer:


É bom ter uma idéia de como será o trabalho de parto. Essa experiência é diferente para cada mulher - mais difícil para algumas, fácil para outras. Há três estágios no trabalho de parto, embora para você parecerá um só. No primeiro, o colo dilata e o bebê desce pela bacia. No segundo, a dilatação está completa e ele será “puxado” pelo canal de nascimento. No terceiro, a placenta e as membranas são expelidas. Converse com seu médico com antecedência sobre a possibilidade de você amamentar seu filho logo após o nascimento.

Alguma pendência?


Se você ainda tem qualquer tipo de pendência pessoal ou profissional para resolver antes do parto, é bom se apressar. Mesmo que suas obrigações estejam em processo de conclusão, deixe-as organizadas ao final de cada dia, de modo que você possa facilmente passá-las adiante em caso de necessidade. A qualquer momento, você pode precisar correr para a maternidade.


quinta-feira, novembro 17, 2011

35 semanas

Como você está:


A barriga está pesando. Se você passa parte do dia em pé ou precisa caminhar com freqüência, cintas próprias para a sustentação da barriga podem fazê-la sentir-se melhor. O ideal é que, neste momento, tudo já esteja pronto:maternidade escolhidaquarto do bebê pronto e até detalhes de locomoção para o hospital já planejados, para quando você entrar em trabalho de parto. Tenha sempre em mãos os telefones de seu médico. Deixe os números também com seus familiares.

O que está acontecendo com o bebê: 

O espaço no útero está bastante reduzido para o bebê. Ele já não tem a amplitude de movimentos que possuía e qualquer movimento que faça se depara com as paredes do útero. Porém, o empurra-empurra contra essa superfície fortalece a musculatura dele.

O que é trabalho de parto?


É um conjunto de contrações do útero que abre o colo e permite a saída do bebê, da placenta e das membranas. O que provoca o trabalho de parto ainda não foi completamente desvendado, mas se acredita que são as mudanças hormonais responsáveis pela maior parte. Se você acha que está em trabalho de parto, ligue para o médico e diga: 
- se sua bolsa estourou
- se teve algum sangramento
- quando começaram as contrações; 
- qual a freqüência das contrações; 
- qual a duração das contrações; 
- quanto tempo vai levar para chegar à maternidade. 


quinta-feira, novembro 10, 2011

34 semanas

Como você está:


A ansiedade, o cansaço e especialmente as alterações de humor são grandes nessa fase. Altos e baixos são normais, mas se os momentos difíceis forem freqüentes e fortes demais, avise seu médico, já que algumas mulheres desenvolvem depressão durante a gravidez.

O que está acontecendo com o bebê:

Trinta e quatro semanas depois da última menstruação, o bebê está perfeitamente formado. Sua camada de gordura está aumentando, de modo a facilitar a regulagem da temperatura do corpo depois do nascimento. O bebê nascido nessa fase ainda é tido como prematuro, mas se nascer nessa fase, tem 99% de chance de sobreviver.

Fique pronta!


O dia do parto está chegando. Suas visitas ao médico já devem ter se tornado quinzenais e, em breve, serão semanais. Pergunte a ele em que momento deve telefonar se achar que está em trabalho de parto. Ele fará exames para ver a dilatação do colo do útero. A dilatação é a abertura gradual do colo, medida em centímetros. Dez centímetros são considerados uma abertura completa e grande o suficiente para o nascimento do bebê. 

quinta-feira, novembro 03, 2011

33ª semana

Como você está:
Inúmeras vezes ao dia, você deve sentir os deliciosos, e às vezes doloridos, chutes do seu bebê. Se passar muitas horas sem notá-los, procure comer alguma coisa doce e se deitar - o bebê responde rapidamente à glicose que chega em seu organismo. Se não houver reação ou se você achar que as respostas do bebê estão demasiadamente discretas, comunique seu médico.

O que está acontecendo com o bebê: 
O cérebro do bebê continua crescendo muito, aumentando, por conseqüência, o tamanho da cabeça. Seu crânio é bastante flexível, de modo a facilitar a saída no momento do nascimento. A esta altura, os olhos têm uma pigmentação (em geral, provisória), que costuma ser azul.

Faça as malas
É hora de deixar pronta a mala da maternidade. Veja o básico que você e o bebê devem levar: 


Mamãe 
3 pijamas/camisolas 
1 robe 
3 sutiãs de amamentação 
6 calcinhas grandes 
1 chinelo 
bolsinha de cosméticos, com xampu, condicionador, escovas de cabelo e de dentes, absorventes (caso a maternidade não forneça) e o que mais você estiver acostumada a usar 

6 bodies 
6 culotes 
6 macacões 
2 casaquinhos (se ele nascer no inverno) 
3 fraldinhas de boca 
3 mantas 
sapatinhos (se os macacões não tiverem pé) 


Pressão alta sem explicação

Estamos com 33 semanas e minha pressão está alta. O obstetra solicitou vários exames com urgência; fiz todos e, GRAÇAS A DEUS, está tudo normal. O que incomoda o médico é ver que a pressão está alta sem causa, a menos que seja por conta da ansiedade (99,9% de chances). Como ele é direto e reto, disse logo que isso não tem nada a ver com pré eclâmpsia e não atrapalha em nada o parto normal.
Bom, no dia 28/10 comecei a tomar o remédio e algumas coisas aconteceram depois disso. Vamos aos fatos:

28/10: nenhuma reação
29/10: nenhuma reação
30/10: acordei com nariz e gengiva sangrando um pouco. À noite, tive dores horríveis de chorar nas costas (gases).
31/10: à noite tive dores, mas desta vez, sufocada sem conseguir respirar
01/11: acordei com poucas dores, pouco de gases, mas tive que tomar começar a tomar Tylenol para dormir. Fui ao obstetra como combinado e, depois de contar tudo a ele, ele ficou de retirar a medicação; ao verificar minha pressão, estava mais alta que antes do remédio e, mesmo sentindo todas as reações adversas, não pode suspender. Dia 05/11 tenho outra consulta.
02/11: acordei com o nariz sangrando demais, chegou a sair coágulos várias vezes durante a manhã. Dores insuportáveis à noite e comecei a tomar Tylenol.
03/11: PRIMEIRO DIA TOTALMENTE BEM, MAS COM TYLENOL
04/11: