E-familynet.com Ticker

segunda-feira, junho 13, 2011

13ª semana

Como você está:

Nesta semana, termina o primeiro trimestre e período mais delicado da gravidez. Você entra agora em uma fase deliciosa, com barriga evidente, sem enjôos e com muito mais disposição do que terá nos últimos meses de gestação. O segundo trimestre é o período em que a grávida fica mais bonita e se sentindo melhor. Vez ou outra pode acontecer de você sentir tonturas e sensações de “quase desmaio”. Isso acontece especialmente quando você se levanta bruscamente. O motivo são as alterações de pressão sangüínea decorrentes do aumentado volume de sangue que circula em seu corpo. Para atenuar o sintoma, movimente-se lentamente, principalmente ao se levantar. No quarto mês da gestação, seu coração trabalhará duas vezes mais que o normal, bombeando 6 litros de sangue por minuto. Para se ter uma idéia, na gravidez, o útero e a pele precisam de duas vezes mais sangue que o usual e os rins, 25% a mais.


O que está acontecendo com o bebê: 

Apesar de medir apenas 13 ou 14 cm (da cabeça aos pés) e pesar menos de 30 g, o bebê está bem formado e com a maioria dos órgãos funcionando. O fígado secreta bílis, o pâncreas, insulina e o bebê está prestes a conseguir fazer xixi no líquido amniótico. As cordas vocais estão desenvolvidas. Quando o cérebro dá um sinal, os músculos já respondem. Os braços dobram nos pulsos e nos cotovelos e os dedos se fecham. Nos minúsculos dedos, estão formadas as impressões digitais que irão acompanhar o bebê por toda a vida. 

Prepare o bolso

Não há dúvida de que criar um filho é o melhor investimento dos pais. Mas faça as contas antes, quando ainda dá tempo de economizar. Em média, um filho aumenta em 20% o orçamento familiar. Gaste com cautela. A primeira dica é: resista às tentações de comprar o enxoval no primeiro trimestre de gravidez. Você ainda nem sabe o sexo dele e provavelmente ganhará muitos presentes. Se for mãe de primeira viagem, não caia no conto do “meu filho merece o melhor”. Você sempre pode encontrar carrinhos, roupas e banheiras lindas em promoção.

Um comentário:

  1. Oie! Hoje fiz a TN e a médica já deu um palpite do sexo....surpresaaaa! kkkkkk Palpita lá no meu blog, vai!

    E vc, ainda ñ fez a TN?...Estou com 13 semanas e 5 dias....

    ResponderExcluir

Amo quando você comenta aqui no meu cantinho!!!