E-familynet.com Ticker

segunda-feira, maio 30, 2011

11ª semana

Como você está:
Você já deve estar se sentindo bem melhor em relação às náuseas e enjôos. Se ainda não estiver bem, saiba que estes sintomas devem desaparecer em breve e seu apetite irá aumentar significativamente. A sensibilidade e a instabilidade emocional, contudo, continuarão existindo com maior ou menor intensidade até o final da gravidez.


O que está acontecendo com o bebê: 
O feto está bem ativo e se move muito no útero, mas você ainda não consegue sentir tais movimentos. Os órgãos reprodutivos internos estão em formação. Sobre a pele bastante transparente, nascem folículos de pêlo. Os dedos estão separados e as unhas já apareceram. Neste momento, placenta e cordão umbilical estão completamente formados.

A proteção do bebê
O feto fica protegido pelo líquido amniótico. O líquido impede que as paredes do útero apertem o bebê e fornece espaço para que ele cresça e se movimente. É isolante contra o frio e o calor. Mais do que tudo, o líquido age como um amortecedor de colisões. Um soco na barriga da mãe apenas sacode o feto. O líquido amniótico é constantemente reabsorvido pelo sistema sangüíneo da mãe e reposto na bolsa pelas células da membrana amniótica. A cada hora, 1/3 dele é renovado. O feto engole líquido e nele libera urina. Na 12ª semana de gravidez, o volume de água no útero é de meio litro. Na metade da gravidez, 250 mililitros. A presença do líquido é essencial para o desenvolvimento fetal, principalmente para os membros do bebê. 

Sexo não faz mal
Algumas mulheres perdem a libido na gravidez. Outras têm mais vontade de fazer sexo. As alterações hormonais são grandes, mas o que conta é o estado emocional da grávida e do seu companheiro. É bom saber que sexo não faz mal nem à grávida, nem ao parceiro e nem ao bebê. Ao contrário. O útero é irrigado e o bebê recebe um banho de energia. O pênis nunca atinge o bebê, que está protegido pelo líquido amniótico, pela placenta e por um muco que fecha o colo do útero. Mulheres com história de abortos anteriores devem seguir orientação médica sobre como e quando transar. O sexo é contra-indicado quando houver perda de sangue, de líquido amniótico, cólicas muito fortes ou dores vaginais.



 É isso. Meu bebê se desenvolvendo e sendo cada dia mais amado!!

2 comentários:

  1. Martinhaaaa...estamos faznedo aniver´sairo da barriguinha juntas....também estou com 11 semanas e muito feliz...

    Estou linkando seu blog ao meu....me acompanha lá no meu cantinho também, tá?!!!

    Enjoei muito no inicio, agora tá melhorando mais, e tô começando a sentir umas doresinhas de cabeça enjoadinhas que só!

    Minha barriga tá em grandchinha...kkkk

    Beijo grande e que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo aniversário da barriguinha!!!
    Que Deus esteja com vocês sempre!!!

    nacasadapimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Amo quando você comenta aqui no meu cantinho!!!