E-familynet.com Ticker

segunda-feira, junho 20, 2011

14ª semana




Como você está:
Conforme sua barriga cresce e se torna mais saliente, todos passam a saber que você está grávida - e até você mesma passa a ter mais consciência da gravidez. Seus seios, além de aumentados, agora produzem colostro, um nutriente fluido de coloração amarelada que alimentará seu bebê nos primeiros dias de vida, antes da descida do leite propriamente dito. Se tiver oportunidade, aproveite a disposição dessa fase para fazer umaviagem com seu companheiro.

O que está acontecendo com o bebê: 
O feto começa a fazer movimentos de respiração, de sucção e de deglutição. Os rins estão começando a funcionar e ele está prestes a fazer seus primeiros xixis no líquido amniótico. Ele está completamente formado, mas a cabeça continua sendo muito grande. Braços e pernas estão adquirindo tamanho proporcional ao corpo.

Cordão de vida 
cordão umbilical é a corrente de vida do bebê. Com duas artérias e uma veia, ele vai do umbigo do feto até a superfície interna ou fetal da placenta e faz circular o sangue fetal. Com pouco oxigênio e muitos dejetos, o sangue do bebê circula pelas artérias até a placenta, onde é purificado e recebe oxigênio e alimento. Limpo e bem oxigenado, rico em nutrientes, volta ao feto pela veia umbilical. O cordão é úmido, esbranquiçado, semitransparente, com aspecto de geléia. Na hora do parto, tem em média 55 cm.




Sinais de alerta 
Procure o médico imediatamente na ocorrência de algum desses fatores: - sangramentos vaginais - corrimentos vaginais - dor abdominal dor ou sensação de ardor quando faz xixi - visão embaçada - dores de cabeça constantes - vômitos freqüentes - confusão mental, sensação de alienação ou de que vai desmaiar - calafrios, febre e rachaduras na pele, inchaços repentinos nas mãos, nos pés e no rosto.

Um comentário:

  1. Tá pertinho, pertinho de sabermos o que vem por aí, né?...Menino ou menina!

    ResponderExcluir

Amo quando você comenta aqui no meu cantinho!!!