E-familynet.com Ticker

segunda-feira, agosto 01, 2011

20 semanas (EDITADO)

          Pois é, chegamos na metade da gestação. Eis algumas características dessa fase que estou passando:
          * De ontem para hoje, Luís Guilherme ficou preguiçoso porque mexeu bem pouco;
          * A azia é minha companheira, sinto esse queimor até quando bebo água;
          * A insônia já faz parte de mim. Há três semanas não sei mais o que é dormir a noite inteira (será que é um preparatório?);
          * Todos já reparam na minha barriga;
          * Estou mais cansada que em outros tempos, além da moleza no corpo.


Vamos ver o que ainda está por vir...



Como você está:
Você chegou à metade da gravidez! Seu útero está bem na altura do umbigo e espera-se que até agora você tenha engordado por volta de 4 kg. Nessa semana, é provável que o obstetra realize o ultra-som morfológico. O exame mais detalhado detecta o estado geral do bebê e identifica possíveis anomalias nos órgãos. Se você ainda não iniciou o enxoval, é uma boa hora. Comece também a investigar as maternidades onde poderá fazer o parto.

O que está acontecendo com o bebê: 
Ao longo do dia, o feto tem períodos de sono e de vigília, sendo que a última pode ser tranqüila ou movimentada. Especialmente depois das refeições da mãe, o feto tende a ficar muito ativo, por causa da glicose presente nos alimentos. No pequeno intestino, ele já produz o mecônio que irá se acumular daqui para frente, para ser expulso na primeira fralda ou durante o parto. 


Móveis seguros
Quando for escolher os móveis, prepare um cantinho especial para trocar o bebê. Uma cômoda com gaveteiro é ideal para guardar as roupas e servir de apoio para trocar fraldas, sem que seja preciso se curvar demais. Opte por um berço que tenha grades com 6 centímetros de distância umas das outras. Isso evita que o bebê fique preso entre elas. Protetores de berço - almofadas colocadas em volta das grades - criam um ambiente aconchegante e seguro para o bebê. Cuidados na decoração: O piso ideal do quarto do seu filho deve ser antiderrapante e de fácil limpeza. Carpetes, apesar de confortáveis, são desaconselháveis, pois acumulam poeira. Se possível, as paredes devem ser pintadas com tinta atóxica e lavável. Se houver espaço, uma poltrona permitirá que você amamente o bebê com conforto e tranqüilidade. Em vez de colocar cestos de lixo no quarto, jogue as fraldas sujas no do banheiro.

Um comentário:

  1. Siiim, nossos bebês vão crescer juntinhos!

    Eu não sinto nada disso nessas 20 semaninhas de gestação, a tal da azia eu também não sinto nao! Só as pernas doloridas....e canso rápido agora! rsrsrs

    ResponderExcluir

Amo quando você comenta aqui no meu cantinho!!!