E-familynet.com Ticker

segunda-feira, agosto 08, 2011

21ª semana

Como você está:
Talvez você sinta coceiras na pele dos seios e da barriga. Trata-se de ressecamento característico da gravidez, que pode ser resolvido com o uso de óleos e cremes hidratantes. Aplique-os várias vezes ao dia, evitando apenas as aréolas nos seios. Podem aparecer manchas marrons na testa, abaixo dos olhos e acima do lábio superior. Chamadas de cloasma, são causadas pelo aumento do hormônio estrogênio e possivelmente pelo sol. Em algumas mulheres, elas desaparecem depois do parto - de qualquer forma, para preveni-las, use protetor solar diariamente.

O que está acontecendo com o bebê: 
Nesta semana, o feto está pesando quase meio quilo e medindo cerca de 23 cm da cabeça aos pés. Conforme amadurece, seu corpo vai adquirindo proporções mais semelhantes às de um recém-nascido. Na língua, formam-se as papilas gustativas, que permitirão ao bebê distinguir sabores. Na pele, ele já tem certo tato. 

Cãibras inconvenientes:
Quando estiver descansando ou mesmo dormindo, você pode ter cãibras. Elas costumam ocorrer nas fases mais adiantadas da gravidez, por conta do peso extra que a gestante carrega. Elas também podem ser provocadas por cansaço ou falta de cálcio na dieta. Alongar as pernas antes de dormir ajuda.

Cansaço excessivo
Algumas mulheres sentem-se muito cansadas durante a gravidez. Isso é normal, mas, em excesso, pode ser sintoma de anemia. A doença está relacionada a uma dieta carente em ferro, elemento importante para formar os glóbulos vermelhos do sangue e oxigená-los. Além de alimentos ricos em ferro, o obstetra costuma prescrever suplementos vitamínicos. Nas refeições, priorize fontes de ferro, como gema de ovo, carne vermelha, fígado, camarão, cereais e vegetais verde-escuros.

Um comentário:

  1. ih, lembro bem dessa fase, principalmente das coceiras! eu passei muito um óleo do boticário, eu não lembro o nome, mas é especial pra grávidas e é muito bom! não tive estria nenhuma! beijos!

    ResponderExcluir

Amo quando você comenta aqui no meu cantinho!!!